domingo, 13 de novembro de 2011

Prova Brasil 2011

Rede municipal aplica a Prova Brasil para alunos do 5º e 9º anos a partir desta segunda-feira, dia 7
Postado por Departamento de Imprensa
Sex, 04 de Novembro de 2011 17:14
Cerca de 2.500 estudantes serão avaliados nas áreas de Português e Matemática

Aproximadamente 2.500 alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Cubatão serão avaliados pela Prova Brasil nas áreas de Português e Matemática na próxima semana. Na segunda-feira, dia 7, alunos das UMEs Bernardo José Maria de Lorena e Padre Antonio Olivieri darão início ao cronograma de aplicação da Prova Brasil, elaborada pela Fundação CESGRANRIO, de acordo com as orientações do Ministério da Educação (MEC).

A Prova Brasil é uma avaliação em larga escala que tem como objetivos levantar subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas; produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos, além de proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos.

De acordo com a professora Leonora Pilon Quintas, chefe do Serviço de Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a Prova Brasil é um dos fatores que determinam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada escola e rede de ensino.

“Ao apresentar os resultados da Prova Brasil, não há intuito de ranquear sistema, ou impor parâmetros de qualidade que firam a autonomia das redes de ensino. O objetivo é que os resultados apresentados sejam incorporados pelos professores, gestores e pela própria sociedade e que fomentem o debate e um trabalho pedagógico que subsidie a melhoria da qualidade educacional”, explica.

Texto: Cecília Beu (MTb 22.332)
20111104-SEDUC-provabrasil-CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário